segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O EXTREMO DO CANSAÇO: O QUE PODE CAUSAR?


 “Quais são os sinais que um espírito abatido, uma alma cansada e um corpo exausto dão para parar e cuidar-se?

 

Um espírito abatido, uma alma cansada e um corpo exausto podem entrar em um colapso colocando a sua vida em risco. Hoje, eu acabei me deparando com uma matéria que relatava o caso de uma profissional fisioterapeuta, que estava passando um fim de semana no Rio de Janeiro para descansar. Porém, essa jovem de apenas 27 anos sofreu um acidente caindo da janela do terceiro andar do hotel, porque ela estava em um processo de restabelecimento do seu corpo que esteve em fases críticas do cansaço, logo quando o corpo a relaxou entrou em um processo de sonambulismo, isso levou a praticar algo que não estava no controle dela.

Segundo o Dr. Dráuzio Varella, o sonambulismo é um distúrbio cuja causa ainda é desconhecida. O que se sabe é que ele se manifesta mais no sexo masculino e, que alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver o transtorno. Além disso, os fatores genéticos, crianças em fases de desenvolvimento, ou seja, na fase de amadurecimento do cérebro são os mais predispostos, mas costuma desaparecer após o seu desenvolvimento completo. Porém, nos adultos, costuma desencadear os episódios em níveis mais altos de estresse físico e mental, bem como a privação do sono, depressão, ansiedade, apneia do sono, asma, febre, consumo de álcool e outras drogas, medicamentos que interferem no mecanismo do sono, bexiga cheia, ruídos, temperatura desagradável, e assim por diante. Durante os episódios, a pessoa pode sentar na cama, arrumar as cobertas, andar pela casa, falar sem nexo, mudar de roupa, abrir e fechar portas e janelas, ir ao banheiro, levantar para comer sem despertar completamente. O sonâmbulo repete ações rotineiras, estereotipadas, sem a interferência direta do cérebro, o que pode resultar em acidentes. Ou seja, não é raro a pessoa cair ou ferir-se com a faca que usou para cortar um alimento durante a crise de sonambulismo. A pessoa também, pode reagir com alguma agressividade no momento que ela se dar contar da situação, mas acorda atordoada. O intrigante é que, apesar de ter perambulado pela casa durante a noite, no dia seguinte, a pessoa não dá sinais de cansaço e sonolência. O distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, não-REM. Classificado como uma parassonia. O transtorno se caracteriza pela realização de atividades motoras sem a pessoa ter consciência plena do que está fazendo, uma vez que, parte de suas funções cerebrais continua adormecida, e ela permanece num estado de transição entre o sono e a vigília. Por isso, na manhã seguinte, os sonâmbulos não lembram, ou lembram bem pouco, o que aconteceu durante a noite (amnesia total ou parcial). As recomendações para a segurança do sonâmbulo são: trancar portas e janelas e retirar as chaves; janelas com proteção; bloquear os acessos às escadas; não permitir que o sonâmbulo durma na parte superior das beliches; guardar facas, tesouras; retirar das passagens móveis e objetos em que a pessoa possa tropeçar; não ingerir bebidas alcoólicas; evitar atividades perto da hora de dormir que mantenham o paciente em estado de alerta, como o computador, videogame, televisão; cultivar hábitos saudáveis de vida; a alimentação balanceada e a prática de atividades física ajudam a combater o estresse responsável por crises de sonambulismo; respeitar o ciclo do sono e vigília: o pessoa deve ser estimulada a ir para cama sempre no mesmo horário, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos; não se automedicar: alguns medicamentos, em vez de ajudarem, podem comprometer ainda mais a qualidade do sono.

O funcionamento do nosso corpo é o reflexo do equilíbrio da nossa mente, portanto, cuide-se de forma integral, corpo, alma e espírito. A sua verdadeira identidade irá te agradecer, porque você veio para trabalhar para viver e, não viver para trabalhar.

Medite: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar”? Provérbios 18:14

Fonte: Sonambulismo | Drauzio Varella - Drauzio Varella (uol.com.br)

Paula Silva

Instituto Telifá & Automelhoramento

Psicanálise/Biomédica/Dependência Química/Espiritualidade

Instagram:@paula. biomed1007

Facebook: Paula Silva

Email:paula.biomed1007@gmail.com

 


domingo, 14 de fevereiro de 2021

OS TEUS PENSAMENTOS TÊM O PODER DE MUDAR A TUA HISTÓRIA!


Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139:23-24

 

Estamos vivendo em uma época em que, tantas pessoas tem a liberdade de expressar os seus sentimentos, porém, também nunca se viu tantas palavras contrárias ditas através das redes sociais, jornais, conversas ao redor das mesas, quer seja nos lares, bares, encontros e, assim por diante. Por que é importante vigiarmos mais as nossas palavras? Isso independentemente de ser intencional ou não. As palavras são responsáveis para expressar os nossos pensamentos, isto é, quando você elabora uma frase, primeiro foi construída através dos seus pensamentos. Logo, os pensamentos são a matéria prima de uma boa ou má conversa. OS SEUS PENSAMENTOS DIREGEM OS TEUS PÉS, ILUMINA OS SEUS OLHOS, LIMPA OS RUÍDOS DOS SEUS OUVIDOS, AMPLIA A SENSIBILIDADE DO TATO, POTENCIALIZA O SEU ALFATO, AUMENTA A SENSAÇÃO DE PRAZER DO SEU PALADAR, MAS A ÚNICA QUE VERBALIZA OS SEUS PENSAMENTOS É A SUA VOZ.

Portanto, não se conformem com as estruturas de linguagens desarticuladas que estamos presenciando hoje, seja um mensageiro de vida e paz da sua própria existência. Entrega palavras que geram vidas que, certamente voltará para ti em dobro. Sendo assim, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Quem estar comandando os teus pensamentos são os filmes, games, novelas, vídeos, leituras de livros, jornais, grupos de whatsap? Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor (Isaías 55:8). Como podemos elaborar uma estratégia para melhorar a forma de pensar e agir? Reveja a qualidade da sua matéria prima, ou seja, qual são os conteúdos, ambientes, pessoas, conexões nas redes sociais que mais prevalece no seu repertório? Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos (Provérbios 16:3). Por que muitas pessoas acabam entrando nos caminhos que levam aos vícios, quebras financeiras, separações nos relacionamentos e tantas outras coisas? Um dos pontos centrais estar na maneira de construir e administrar os pensamentos. Olha o que diz a palavra: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração (mente) dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos 7:20-23). Essas são as diretrizes que poderão te ajudar a corrigir a rota dos teus pensamentos para desfrutar de uma vida melhor e longa, sem transtornos patológicos ou transitórios. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12). Portanto, aproveita hoje, para cuidar da sua saúde mental, porque dela vai depender o futuro de uma velhice feliz. Veja, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida plena e abundante (Provérbios 4:23). Você não precisa deixar a dor e o sofrimento te alcançar, seja sábio e inteligente adotando novas estratégias na sua vida para cumprir o seu propósito nesta vida, de forma que você deixará o seu legado, não apenas herança, porque as palavras tem o poder de mudar o destino de uma pessoa, famílias, comunidades e até mesmo nações. Pense nisto: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8).

Paula Silva

Programa Telifá – Automelhoramento

Psicanálise/Dependência Química/Espiritualidade

Instagram:@paula. biomed1007

Email:Paula.biomed1007@gmail.com

 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

QUAL É O SINTOMA QUE MAIS ABRE PORTAS PARA OS VÍCIOS?

 

A amargura é o veneno que alguém tem em mãos para atacar o próximo, mas acaba sendo envenenado por ele.

 

Toda raiz de amargura está diretamente relacionada a falta de perdão. Logo, a única forma de cortar esse mal pela raiz é descobrir o seu caminho de entrada. Muitas vezes até achamos que determinada situação está resolvida, mas infelizmente não é bem assim, só após algum tempo que, você pode se dar conta de que é necessário fazer uma autoanálise mais bem aprofundada, porque o nosso subconsciente, só explora determinada situação quando você já está vivenciando a experiência. Sendo assim, é muito importante até escrever sobre o assunto, porque começa vir à tona muitas lembranças que você não tinha tanta consciência. Para as pessoas que gostam de ler a palavra de Deus, é muito importante entender que, não basta ser um frequentador de uma comunidade cristã, para achar que estão livres dessas situações, porque a maior parte da causa está relacionada a convivência interpessoal. Vejam alguns exemplos que existem na bíblia:

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel (Deuteronômio 29:18).  Neste versus além do contexto da falta de perdão também, está diretamente relacionada a idolatria, porque a amargura surge quando damos mais valor a dor, a determinada situação ou coisas que muitas vezes estão fora do nosso alcance, é que infelizmente acaba sendo alimentada de forma inadequada e transformando em um processo desajustado nas nossas vidas.

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem (Hebreus 12: 15). A palavra raiz tanto neste versus, quanto no livro de Deuteronômio 29:18 tem o mesmo sentido, isto é, alguém da comunidade que envenena a outros.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Efésios 4:31-32).

Finalmente gostaria de contextualizar com o conceito hebraico que é bem conhecido como “Mara”, cujo o significado é amargo. Entretanto, segundo as informações da Torá esse local foi parte do percurso dos israelitas no período do êxodo.

Além disso, a amargura é um dos sintomas da depressão, sendo assim, é importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas. Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las (Dr. Drauzio Varella).

Toda dor tem o seu clamor, porém, os sintomas aparecem, mas quem tem a responsabilidade de interpretar, agir e reagir perante essa dor é, simplesmente o autor da sua própria história. Isto é, não adiante levar para o médico, terapeuta, familiares e amigos, caso não esteja disposto enfrentar para erradicar de uma vez por toda da sua vida.

“Os teus pensamentos conduzem os teus pés”. (Bruno Leonardo)

Paula Silva

Instituto Telifá & Automelhoramento

Psicanálise/Biomédica/Dependência Química/Espiritualidade

Instagram:@paula. biomed1007

Facebook: Paula Silva

Email:paula.biomed1007@gmail.com

 


COMO CONECTAR A DIMENSÃO PSICOLÓGICA (O HOMEM INTERIOR) AO ESPÍRITO?

  “Se não mudar o que faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem”. (Millôr Fernandes) “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, me...