“O silêncio promove uma regeneração emocional”.
(Dra. Susan Andrews)
A PAZ DE ESPÍRITO é o estado de recurso mais almejado
pelas pessoas, embora ninguém conseguem definir de forma muito clara o que
seria essa paz que tanto buscamos. Porém o SENHOR lhe disse: “Paz seja contigo!
Não temas! Não morrerás! Então, Gideão edificou ali um altar e lhe chamou de O
SENHOR É PAZ (Juízes 6:23-24).” Essa frase em hebraico “O SENHOR É PAZ”, significa Jahweh-Shalom, “Jeová está disposto a favorecer-te. Estamos vivendo
em um momento oportuno para desenvolvermos as nossas capacidades de filtrarmos,
tudo aquilo que não pertence a nós, ou seja, o que estamos carregando diariamente
sem necessidade ao longo da jornada nesta vida? A falta de PAZ DE ESPÍRITO,
está muito ligada ao modelo do estilo de vida das pessoas, porque ela não representa
uma boa ação as nossas emoções ao tirar os problemas dos nossos caminhos, mas
ela vem como uma ponte de conexão para os seres humanos dotados de várias
habilidades, para desenvolverem suas maiores potencialidades em meio ao caos
desta vida. Sendo assim, é uma ilusão fugir dos problemas para ter paz, pois é
ao contrário, você terá paz quando confrontar os seus desafios internos e
externos de forma que terá uma sensação de missão cumprida, bem como a
superação de limitações em momentos em que você estava considerando impossível
de serem resolvidos. Neste momento você descobrirá novas potencialidades na sua
vida ao encarar os seus fantasmas mentais e emocionais, como o medo, ansiedade,
frustração, decepção, comodismo, formalismo, religiosidade, crenças limitantes,
autossuficiência, hipocrisia, vícios, descontrole na sua sexualidade. Esses são
alguns dos pontos que, muitas pessoas não conseguiram identificar como os fios
que precisam serem trabalhados.
Além disso, na literatura profética, bem como
em toda literatura religiosa judaica, a prática da justiça social é, sem
dúvida, uma das prioridades entre as exigências do Deus de Israel, o Deus da Paz.
O termo “justiça”, em hebraico sedagah, não corresponde a uma
troca de alguma coisa por outra de igual valor. Na perspectiva na literatura
religiosa judaica, é algo que se estende além das relações humanas, atingindo
ao sentido da própria existência humana: Pela justiça, a harmonia se expande
entre as diversas criaturas de Iahweh; ela é promessa de vida e abundância,
elementos constitutivos da essência de Shalôm. A justiça rompe a unidade da
obra criadora: introduz o caos no mundo e a desordem na sociedade, induzindo
naturalmente à morte. O profeta Amós foi o primeiro que temos conhecimento por
meio da escrita, que atuou por volta de 760 a 750 a.C., em Israel (Reino do
Norte), ele foi o porta-voz da cólera de Deus por quem despreza o direito e
escarneia da prática da justiça. Por isso o profeta denuncia a hipocrisia de um
culto a Iahweh-Shalom, desmentindo diariamente pela prática daquilo que não
corresponde à vontade divina: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as
vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais
holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei
para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito
dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra
o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene (Amós 5: 21-24)”. Desse
modo, Amós critica duramente a quem se ilude pensando satisfazer ao Deus da Paz
participando de cultos religiosos. Louvar a Deus é importante para alimentar a
fé no aspecto pessoal e coletivo, mas essa prática cultural deve estar expressa
no cotidiano pela prática do direito e da justiça, fundamentos da Paz Social.
“Quem permanece firme com os conselhos dados pelo
Senhor, vence na vida. Os que amam a tua lei, desfrutam PAZ e nada há
que os faça tropeçar” (Salmos 119:165).
Fonte: João Luiz Correia Júnior. RAÍZES
RELIGIOSAS DA PALAVRA “PAZ” Um olhar a partir das Sagradas Escrituras Judaico-Cristãs.
Revista de Cultura Teológica - v. 13 - n. 52 - jul/set 2005.
Paula Silva
Programa Telifá – Automelhoramento
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